Existem inúmeras pesquisas cientificas em relação ao assunto, mas, infelizmente, a artrose ainda não tem cura. A notícia boa que tendo um tratamento bem direcionado pode melhorar significativamente a vida do indivíduo. Artrose (do grego artros, articulação, e do latim ose, desgaste), também chamada de osteoartrose, não é uma doença. Trata-se de um fenômeno absolutamente natural – o desgaste da cartilagem que reveste nossas articulações ou juntas – que faz parte do envelhecimento global do organismo humano, como as rugas.

Em geral, a artrose é confundida com artrite, que é uma doença. A artrite (do grego artros, articulação, e do latim ite,inflamação) implica na presença de uma das três características definidas por Galeno (século 3 d.C): dor, calor e rubor.

A principal causa é o envelhecimento e o reumatismo causado pelo desgaste articular, também chamado de degenerativo. Isso começa a acontecer naturalmente quando atingimos o auge do nosso desenvolvimento muscular e esquelético, se existe alguma situação de estresse precoce esse desgaste começa mais cedo. Mas, mais cedo ou mais tarde isso ocorrerá com todos nós.

O tratamento em geral ocorre com medicamentos anti-inflamatórios em crises graves e analgésicos. Mas é afisioterapia e acupuntura, como métodos complementares e preventivos, que tem tido muito destaque e sucesso contra a artrose.

Também é aconselhado em alguns casos perca de peso, RPG (reeducação postural global) e hidroterapia.