Assim como outras articulações que carregam peso, seu quadril também pode desenvolver artrose, que é o desgaste das articulações e depois a calcificação das mesmas em uma tentativa de estabilizar a estrutura. Os ossos do quadril são revestidos por um tecido muito liso e macio, a cartilagem articular. Esta está nas extremidades de seus ossos, que ajuda a sua articulação do quadril a deslizar suavemente, e pode desgastar.

A artrose no quadril também pode desencadear devido a hereditariedade, idade avançada (já que esse desgaste das articulações é natural), fatores de risco como obesidade e alguma lesão que faça com que a cartilagem do quadril seja forçada.

Os sintomas começam com formigamentos, desconforto e rigidez na região da virilha. Se não tratado até em ocasiões de repouso a dor continua persistente, a região do quadril fica inflamada e endurecida.

Outros sintomas para ficar atento são: dificuldade de ficar de pé por longos períodos, dificuldade de levantar os pés e caminhar, podendo afetar também o sono por causar dor.

O tratamento para pacientes graves é feito com medicamentos para controlar a dor e inflamação, fisioterapia também é indicada e em casos extremos, cirurgia para reparação da articulação ou para colocação de prótese.

Casos menos graves podem ser tratados com exercícios de pilates direcionado por profissional qualificado, pois com o devido direcionamento, os exercícios ajudam a melhorar a força dos músculos que sustentam a perna e a coluna. Outro método que pode ser recomendado também é a acupuntura, que trabalha pontos específicos para aliviar as dores.