Ligue: (11) 2835-6752

No que diz respeito a emagrecer, uma dieta equilibrada e exercícios regulares sempre serão a chave e o ponto principal. Mas há algumas coisas que podem ajudar a melhorar a perda de peso, seja aumentando os resultados ou ajudando você a continuar no caminho certo para emagrecer. Uma dessas coisas é a auriculoterapia para emagrecimento.

O que é auriculoterapia?

A auriculoterapia é uma forma de tratamento através da orelha.

A orelha possui centenas de pontos que correspondem aos nossos órgãos e que podem ser estimulados, fazendo com que o cérebro receba impulsos que resultam em fenômenos físicos relacionados ao órgão ao qual o ponto estimulado corresponde.

Uma das maiores vantagens da auriculoterapia é que ela é de ação rápida. Ela pode, por exemplo, melhorar dores de cabeça rapidamente em uma sessão. Ela oferece também vários benefícios em casos de ansiedade, insônia, tratamento de vícios, entre outros.

 

E a auriculoterapia para emagrecimento, como funciona?

Antes de qualquer coisa, vale lembrar que apenas a auriculoterapia não irá te fazer emagrecer se você não tiver uma alimentação balanceada e não fizer exercícios físicos regulares.

Um dos aspectos da auriculoterapia que podem ajudar no emagrecimento é o fato de ela ajudar com a ansiedade. A ansiedade pode causar dores de cabeça, distúrbios digestivos, etc., mas muitas das pessoas que tentam emagrecer conhecem a ansiedade como a culpada pela existência de alguns de seus quilos. Muitas pessoas têm uma relação direta entre a ansiedade e a alimentação. Sempre que a ansiedade ataca, a vontade de comer um doce ou alimento gorduroso ataca junto, e isso pode prejudicar muito o plano de perder peso.

Mas não é só isso. Se você tem dificuldade de perder peso devido a algum problema, como diabetes tipo 2 ou problemas digestivos e intestinais, basta que o estímulo da auriculoterapia seja direcionado a esses órgãos e você poderá ver uma melhora nesses aspectos e, consequentemente, no seu emagrecimento.

Como é feita e quantas sessões são necessárias?

Uma sessão de auriculoterapia começa com uma entrevista na qual o profissional identifica suas necessidades e as áreas que deverão ser estimuladas. Após essa avaliação inicial, o profissional faz uma avaliação visual, para confirmar de que forma ocorrerá o atendimento.

Depois disso, o profissional pode usar microagulhas, parecidas com as da acupuntura, ou mesmo pequenas sementes, que são fixadas nos pontos da orelha através de um esparadrapo, para estimular os pontos da orelha. No caso do uso das sementes, elas permanecem na orelha do paciente por três dias, durante os quais ele mesmo as usa para exercer pressão nos pontos da orelha, e as retira no quarto dia.

O número de sessões necessárias na auriculoterapia para emagrecimento varia muito dependendo da quantidade de peso que a pessoa quer perder e de um organismo para outro. Quanto tempo a pessoa continua com o tratamento depende de sua satisfação e do tempo que leva até que ela alcance seu objetivo final.

Evidência Científica

Um estudo coreano publicado na publicação científica Acpunture in Medicine aponta que a acupuntura em cinco pontos específicos da orelha ajuda a emagrecer.

O estudo foi realizado com 91 adultos com sobrepeso que foram aconselhados a seguir uma dieta específica, com a exclusão de alguns alimentos, como lanches e carne, além de serem orientados a não fazerem mais exercícios físicos do que estavam acostumados. Todos eles passaram por testes no início, meio e final do tratamento, analisando marcadores como IMC, circunferência abdominal, porcentagem de gordura corporal e nível de pressão arterial.

Os voluntários foram separados em três grupos. Um dos grupos recebeu o tratamento em cinco pontos da orelha, correspondentes ao baço, estômago, sistema endócrino, apetite e à mente. Outro grupo recebeu o tratamento apenas em um ponto, correspondente ao apetite, e o último grupo recebeu um tratamento placebo.

As diferenças entre os grupos surgiram após quatro semanas: o grupo com os 5 pontos estimulados reduziu o IMC em 6,1%, o grupo com apenas um ponto de tratamento reduziu o IMC em 5,7% e o grupo com placebo não mostrou redução. Os participantes com tratamento nos 5 pontos também mostraram diminuição da gordura corporal, efeito não notado nos outros participantes.

Conclusão

Segundo pessoas que fizeram a auriculoterapia para emagrecimento e obtiveram resultado, o fator que mais as ajudou foi o controle da ansiedade, e assim um maior controle do apetite e da ingestão de alimentos, facilitando a perda de peso.

Você também pode usar, junto com a auriculoterapia, chás que ajudem com a retenção de líquidos, facilitando ainda mais para emagrecer. E, é claro, tenha sempre uma dieta saudável e equilibrada e seja uma pessoa ativa, faça exercícios regularmente, pelo menos 30 minutos cinco dias por semana. Com isso, e com a ajuda da auriculoterapia, você com certeza conseguirá eliminar aqueles quilos que te incomodam há muito tempo.

Um ponto importante é sempre procurar um profissional qualificado, em um centro certificado e com boas recomendações.

Fonte: http://www.mundoboaforma.com.br/como-funciona-auriculoterapia-para-emagrecimento/

Deixe uma resposta

Fechar Menu
WhatsApp chat
Close Panel