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O Pilates é um método composto por exercícios físicos e alongamentos que utilizam o peso do corpo na sua execução. Este método reúne um conjunto de exercícios que visam a concentração, a coordenação, o controle dos movimentos e a respiração. Além disso, é também uma técnica de reeducação do movimento que visa trabalhar todo o corpo, trazendo equilíbrio muscular e mental.

Este método é indicado para todas as faixas etárias, mas essencialmente para os idosos já que, a partir dos 60 anos, apresentam mais complicações de saúde e dores causadas pela falta de exercícios físicos. O pilates é o mais indicado nesta faixa etária porque traz inúmeros benefícios, tais quais:

  • Melhora a postura: proporciona o alívio da dor e ainda previne lesões vertebrais por meio de hábitos errados, que também são corrigidos com o pilates. A atividade reensina o idoso a fazer as AVD’s (atividades de vida diária) da melhor forma e com baixo gasto de energia corporal;
  • Reduz o risco de quedas: como uma das grandes dificuldades desta faixa etária é o equilíbrio, a maior parte dos exercícios trabalha o centro (abdômen, coluna e pelve) com posturas que exigem equilíbrio, com isso, irá evitar quedas e a sofrer lesões e fraturas;
  • Melhora a flexibilidade: ajuda a ganhar mobilidade articular, o que traz mais independência;
  • Menos impacto: o pilates é um método onde os exercícios executados possuem baixas intensidades, ou seja, não há saltos, corridas ou movimentos que causem o aumento da pressão arterial.

Além destes benefícios citados acima, ainda temos:

  • Alivio do estresse;
  • Melhora da velocidade de andar;
  • Melhora da autoestima;
  • Ajuda na diminuição da depressão;
  • Ajuda no controle do diabetes, artrite e doenças cardiovasculares;
  • Corrige a postura da coluna vertebral, deixando-a mais alinhada possível;
  • Fortalece os músculos das pernas, dos braços, da coluna e dos peitos;
  • Ajuda no alívio e a reduzir as dores espalhadas pelo corpo.

Com menos impacto, menos quedas e melhora da flexibilidade, os idosos ficam mais saudáveis e dispostos para a vida, o que torna o pilates a atividade 1 para as escolhas dos idosos. Além disso, este método ainda ajuda na pratica de outras atividades físicas, tornando-se um importante aliado a saúde corporal e mental.

Principais doenças que atinge os idosos e o pilates é um grande aliado na prevenção ou tratamento:

  • Doenças cardiovasculares: o pilates melhora a função cardíaca, já que ativa a circulação devido alguns tipos de movimento;
  • Doenças cerebrovasculares (AVC): este método, por exigir concentração na execução dos movimentos, ajuda na circulação sanguínea e na ativação do cérebro;
  • Doença de Parkinson e Alzheimer: o pilates é indicado pois realiza movimentos através da consciência cerebral;
  • Osteoartrite e Osteoporose: o pilates ajuda no gerenciamento da dor desta doença e no tratamento.

Alguns cuidados necessários que os idosos devem ter ao praticar o pilates:

  • Realizar exercícios controlando a respiração;
  • Respeitar os limites do corpo;
  • Praticar sempre sob orientação de profissionais especializados;
  • Liberação do médico para poder realizar a atividade física, mesmo com baixo impacto;
  • Uso de roupas confortáveis e meias antiderrapantes.

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