Você sabia que 80% da população sofre com dor na lombar? Conheça um método eficiente no tratamento.

O que mais ouvimos são pessoas se queixando de dores principalmente nas costas e que, muitas vezes acabam deixando “passar batido” e resulta em um problema ainda mais grave.

O problema atinge mais de 80% da população mundial, segundo dados da OMS (Organização Mundial da Saúde).

Para evitar isso, ou até mesmo tratar, tem um método muito eficaz, que traz o alívio destas dores e que poucas pessoas conhecem: a reeducação postural global (RPG).

A Reeducação Postural Global:

Mais conhecida como RPG, é um método fisioterapêutico que visa corrigir problemas na coluna através de técnicas específicas de alongamento do tecido muscular. Tem como objetivo prevenir e tratar lesões osteomusculares e outras alterações posturais, onde são realizados exercícios práticos para evitar e aliviar os diversos tipos de dores com movimentos que ajudam a alongar a musculatura e contribuem para dar mais forma ao corpo. Ele reensina as pessoas a se posicionar de forma correta, a sentar e até a respirar adequadamente.

A técnica se fundamenta em três tipos:

• Individualidade: não é indicado nenhum tratamento padrão por sintoma de idade. Cada pessoa reage de modo diferente;
  • Causalidade: o tratamento não consiste em tratar apenas o local da dor, mas o paciente como um todo;
  • Globalidade: tratamento corporal ativo levando em conta oito posições que colocam o corpo todo em estreitamento para que sejam verificadas quais tensões se relacionam.

Principais benefícios:

• Corrigir a postura;
  • Resolver problemas crônicos de coluna;
  • Tonificar os músculos;
  • Eliminação de tensões acumuladas por problemas emocionais;
  • Melhora a mobilidade;
  • Ajuda na melhora de problemas morfológicos, patologias reumáticas e doenças respiratórias;
  • Proporciona o equilíbrio.

Um dos diferencias do RPG é a revalorização da função estática dos músculos. Solicitados em permanência, estes podem encurtar-se e perder sua flexibilidade, freando e deformando o corpo. Assim, um dos princípios do método é identificar e alongar os músculos responsáveis pela alteração postural.

Principais doenças que podem ser tratadas com RPG

Ortopédicas:

• pés planos e cavos;
  • Joelhos valgos (em X) ou joelhos varos (do cowboy);
  • Joanetes;
  • Escoliose (desvio da coluna vertebral);
  • Cifose;
  • Lordose;
  • Dor cervical, dorsal e lombociatalgia (dor ciática);
  • Doenças ocupacionais relacionadas ao trabalho (DORT).

Neurológicas:

• hérnia de disco;
  • Labirintite;

Reumatológicas:

• artrite;
  • Artrose;
  • Bursite;
  • Tendinite;
  • Fibromialgia;
  • Síndrome miofascial.

Respiratórias:

• asma;
  • bronquite.

Somáticas:

• estresse;
  • Distúrbios circulatórios e digestivo.

Ocular:

• estrabismo.

Mais do que tratar a doença, o RPG trata o indivíduo, evitando o retorno do problema após o tratamento.

RPG nas gestantes:

O RPG foi adotado para tratar a lombalgia em gestantes. Estudos realizados em diversas partes do mundo revelam que 90% das gestantes sofrem com a dor lombar, que se não tratadas, o desconforto tende a piorar ao decorrer da gestação. Nessas pacientes, o propósito não é alterar a postura, e sim, minimizar as consequências provocadas pelas alterações fisiológicas da gestação. O resultado é extremamente positivo, e o principal, as gestantes livram-se das dores!

O RPG é indicado para todas as faixas etárias, desde crianças até idosos!

Para saber mais sobre este método que nos traz inúmeros benefícios, tirar dúvidas que ficaram pendentes, entre outros, venha nos conhecer! Temos profissionais altamente capacitados para lhe atender da melhor forma e preços que cabem no seu bolso. Lembrando que nossa AVALIAÇÃO é GRATUITA!